terça-feira, 2 de novembro de 2010

Meus Haikais



Haikais

Haikais são poesias com moldes e métricas orientais, surgida no século XVI, no Japão.
Um Haikai, para se tornar tradicional, deve ter as seguintes características:
  1. Três linhas e 17 sílabas normalmente distribuídas na forma 5, 7 e 5 sílabas respectivamente em cada linha.
  2. Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
  3. Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
  4. Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
O objetivo do Haikai é capturar um "insight", um acontecimento momentâneo relacionado à natureza.

**********

Estes são alguns Haikais que eu, com muito esforço, consegui criar. Não são tão tradicionais como os tradicionais japoneses, mas são... legais (eu acho ¬¬).

Lume da vida.
Como Primavera,
você floresce.

***

Flor primaveril.
Colore o meu mundo
preto e branco.

***

O campo em flor.
Na primavera, tudo
se ilumina.

***

Vento invernal.
Esfria o meu coração.
Negro o torna.

Gabriela de Oliveira Rocha


4 comentários: